"Veja um pouco do que há em mim, deixe um pouco do há em ti"

Eu tornei a voltar-me e determinei em meu coração saber, inquirir, e buscar a sabedoria e a razão, e conhecer a loucura da impiedade e a doidice dos desvarios. (Ec 7.25)

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Rico vocabulário

Hoje resolvi seguir à risca os conselhos do meu ilustríssimo professor de português, o Sérgio. Ele nos disse (a mim e à turma) que devíamos estudar o dicionário para tornar nosso vocabulário mais rico. Certo, pensei logo depois do almoço, vou começar agora. Abri o livrão e, o que vejo? Lá estava ela, torcendo para que eu a absorvesse: haliêutica. Não é uma palavra chique? Pois é, tão chique que resolvi logo usá-la, pra demonstrar minha vasta cultura.
Minha tia me perguntou:
_Que tal o peixe, gostou?
_Muito pequeno, com um pouquinho de haliêutica eu pegava um melhor.
Minha tia, que esperava um elogiu à comida, quase me devorou com os olhos.
_Que?!
_Se eu soubesse pescar eu pegaria um peixe melhor, respondi fingindo uma cara de intelectual.
Acho que ela saiu pensando que fiquei maluco. Pudera, vá dizer a um pescador que ele pesca com haliêutica, no mínimo ele vai achar que está com uma doênça grave. Mas tudo bem, só pra esclarecer, haliêutica é "a arte da pescaria".
Outra palavra me jogou em mais uma aventura no mundo dicionarídico: profligar. Meu irmão, estudante de Ciências Sociais, chegou em casa e me flagrou metido no dicionário. A princípio pensou pensou que eu procurava alguma palavra, e esperou que concluisse a pesquisa. Como eu demorava (passando página por página), ele, impaciente, me perguntou que raio de pesquisa era aquela.
_Estou estudando, para profligar suas idéias neuróticas, respondi de maneira natural.
_Pró... o que?!
_Profligar, destruir com argumentos, expliquei aparentando inteligencia.
_Definitivamente, meu caro - disse-me ele - estudar não lhe faz bem.
Nossa, fiquei até deprimido. Era uma palavra tão bacana, tão elegante!
Mas tudo bem, depois de ser colocado sob a suspeita de ser maluco, o melhor mesmo é dar um tempo. Abandonei minha pesquisa vocabularesca. O Sérgio que me desculpe.

Um comentário: