"Veja um pouco do que há em mim, deixe um pouco do há em ti"

Eu tornei a voltar-me e determinei em meu coração saber, inquirir, e buscar a sabedoria e a razão, e conhecer a loucura da impiedade e a doidice dos desvarios. (Ec 7.25)

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Servir e Proteger!

Mas uma vez acordo pela madrugada para outro dia de trabalho. Não me queixo por ter de acordar cedo e nem por ter que passar, rotineiramente, noites inteiras sem dormir. Beijo a família, os filhos, e me despeço mais uma vez como se fosse meu último dia.

Ponho o uniforme e me sinto temporariamente um herói, saindo com minha capa à prova de balas para proteger o mundo. Tão logo me desfaço dessas imaginações, percebo que lá fora o mundo real me espera, com milhares de problemas diários precisando de soluções.

É que sou policial militar. Talvez vocês não saibam, mas costumo cumprir com minhas obrigações. Caso contrário, quem paga a pena são vocês, que me pagam para protegê-los.

Mas o que é ser um policial?

Antes de tudo um forte! Talvez seja essa a melhor maneira de se definir alguém capaz de renunciar sua vida pública em prol da sociedade, alguém que se dispõe a trocar o conforto do seu lar e o aconchego de sua família pela segurança dos outros.

Ser policial é ser “humano”. Se colocar no lugar dos outros para compreendê-lo, é saber ouvir/agir.

Alguém que sofre pelos injustiçados, e que se alegra pela gratidão de alguns.

Eu diria que o policial é como uma árvore. Se ela for frutífera e produtiva, ela levará pedradas, mas se for estéril, passará despercebida. As pedras que nos são lançadas são inevitáveis, pois isso faz parte das nossas escolhas. Escolhemos essa profissão e temos que nos adaptar ao que advier dela. Só temos, então, que utilizar as pedras que nos são lançadas, como tijolos para a construção da nossa experiência.

Por isso não me importo por correr riscos diários nem por ser criticado por muitos. Sei que tenho o reconhecimento de alguns... E se não tiver, tenho a consciência do dever cumprido!

Pra não dizer que não falei das flores

Essa música revolicionou toda uma geração, é o máximo!