"Veja um pouco do que há em mim, deixe um pouco do há em ti"

Eu tornei a voltar-me e determinei em meu coração saber, inquirir, e buscar a sabedoria e a razão, e conhecer a loucura da impiedade e a doidice dos desvarios. (Ec 7.25)

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Reflexões da insônia

Agora, nesse exato momento em que você lê essas linhas, alguém astá sendo assassinado, está passando fome, ou vivendo tragédias, sofrimentos e abandono. Muita gente está sentindo a dor de não ser amado e a dor da perda, sentimentos drásticos capazes de destruír a alma e tranformar uma vida num inferno. Quantas pessoas, agora mesmo, não desistiram de lutar e decidiram jogar no "outro lado" suas angústias e desilusões?
Nessa madrugada de insônia, pensando em coisas triviais, essas idéias me ocorrem e eu escrevo. Escrevo pensando nas pessoas que largaram seus sonhos para viverem uma farça, escrevo por aqueles que se despediram da vida num estúpido acidente, ou mesmo por aqueles que não podem falar, aprisionados pelas convenções "anti-sociais" do nosso belo sistema.
Eu me pergunto, diante dos absurdos da vida, se esse mal é irremediável. Confesso que estou um tanto decepcionado com os homens, pois tudo que fazem esconde ganância e egoísmo. E eu estou me incluindo nisso. Sei que, mesmo querendo ser bom, somos por natureza maus e só a muito custo deixamos nosso lado bom atuar.
Penso que todos já tem consciência do mal que podem causar aos semelhantes. Todos, disso eu tenho certeza, de alguma forma já foram pisados ou atingidos pela miséria humana. Muitos se desiludiram e passaram a duvidar de tudo, sendo apáticos e indiferentes com os demais, e deixaram para tráz suas mais nobres aspirações. Outros se refugiam na religião, na esperança de que Deus amenize seus males e lhes garanta um futuro de paz. Alguns resolvem ainda abandonar a vida, numa última e precipitada busca por soluções.
Mas, a despeito de todo o ceticismo que envolve essa realidade, uma minoria ainda não se entregou. São poucas essas pessoas que ainda acreditam no ser humano e no potencial que temos para fazer o bem. Eu, mesmo desapontado, ainda sou otimista o suficiente para dizer ao mundo, em alto e bom som: ACREDITO NUMA REVIRAVOLTA. É por isso que escrevo essas mal traçadas linhas, para convidar você, que por acaso está me lendo, a somar forças com o bem em prol de uma transformação no mundo.
A partir desse instante, não grite mais com seus empregados, fale bem do seu chefe, não corra desesperado atrás de dinheiro, e nunca saia de casa sem antes beijar a familia. Dê um abraço apertado naquele amigo que você nunca parou pra dizer: você é legal! Sorria para quem encontrar na rua, telefone para quem você lembrar dizendo palavras bonitas. Lembre-se que o mau humor é uma doênça grave e transmissível, portanto, quando ele estiver lhe infectando, estique bem a boca, dê um sorriso bem escancarado, e diga para a pessoa mais próxima: EU AMO VOCÊ!!!
PS.: Esse texto foi escrito na madrugada do dia 20, mas só agora eu tive coragem de publicá-lo.